Winter Abrasivos
Winter Abrasivos
Brasil

História da Winter

 

 

A WINTER desfruta de reputação global sendo reconhecida como padrão de qualidade no desenvolvimento e fabricação de ferramentas de Diamante e de CBN (Nitreto de Boro Cúbico).

 

Há mais de 150 anos no mercado, o nome WINTER tornou-se sinônimo de ferramentas superabrasivas de alta performance.

 


Nosso objetivo é encontrar as melhores soluções técnicas e comerciais para a satisfação de nossos clientes.

 

O Grupo de empresas WINTER

 

A WINTER foi fundada no ano de 1847, por Ernst WINTER (1823-1896). Seu primeiro produto foi o desenvolvimento e aperfeiçoamento de agulha de diamante para litografia. Com os anos, os aperfeiçoamentos e inovações próprias da WINTER foram acumulando um êxito atrás de outro.

 

Para ter uma idéia de até que ponto a empresa WINTER tem ficado em pauta, desde a sua fundação até os dias de hoje, liderando a evolução e aperfeiçoamento das ferramentas de cristal duro, basta ver os exemplos tomados da historio WINTER a seguir.

 

1875 – Fabricação de diamantes divisores, dos quais podem tramar 150 estrias em um milímetro.


1884 – Início da fabricação de brocas de diamante para dentistas.

 

1887 – Fabricação de discos de diamante para trabalhar a pedra.

 

1889 – Brocas para minério, granito e pedras semipreciosas de Ø 1-6 mm.

 

1920-1930 – Desenvolvimento e aperfeiçoamento do programa de diamantes retificados para a mecanização de metais.

 

1920 – Início da produção de coroas diamantadas para perfuração de rochas.

 

1925 – Aparelho perfurador WINTER, para a elaboração própria de rebolos com brocas de diamante.

 

1929 – Produção de grãos de diamante micrométricos pelo processo de sedimentação. Produção de discos de diamante especiais para o setor de vidro.

 

1935 – Produção de rebolos de diamante, com aglomerantes metálicos e de baquelite.

 

1936 – Lapidadores manuais diamantados WINTER. Aparelho manual para a lapidação de ferramentas de materiais duros.

 

1939 – Produção do WINTER-Mine, uma ferramenta de reperfilação e afiação, da qual vários diamantes grandes aparecem um atrás do outro, incrustados em aglomerante.

 

1942 – Desenvolvimento do dressador WINTER de metal duro, que, antes as exigências da economia de guerra, venha a substituir aos diamantes soltos para a dressagem de rebolos.

 

1950 – Produção da ferramenta dressadora WINTER-Diamant-Igel. Produção de ferramentas de diamante, sinterizado em bronze e aço para utilização na indústria óptica. Desenvolvimento de ferramentas com aglomerante galvânico.

 

1952 – Produção de fios diamantados para serras.

 

1954 – Discos de diamante WINTER-N, para materiais semicondutores de germânio. Introdução de procedimento de retificação de canal de brocas.

1958 – Primeiro fabricante a introduzir ferramentas com diamante sintético na qualidade de material abrasivo.Desenvolvimento e introdução da liga K Plus.

 

1960 – Produção da roseta de diamante WINTER para a dressagem de rebolos cerâmicos.

 

1962 – Produção de rolos dressadores diamantados Eletrodepositados para perfilar e dressar com a máxima precisão.

 

1965 – Elaboração de “pellets” WINTER para retificar e acabar cristais ópticos(lentes).

 

1969 – Introdução de ferramentas abrasivas em nitreto de boro na forma cubica. E no mesmo ano, produção das primeiras ferramentas de nitreto de boro com aglomerante galvânico. A partir deste momento, a WINTER aparece como o pioneiro na retificação com nitreto de boro cubico.

 

1970 – WINTER é o primeiro na Europa a produzir ferramentas diamantadas com um novo aglomerante de resina sintética. Este tipo de aglomerante se caracteriza por uma maior resistência a altas temperaturas.

 

1971 – WINTER apresenta um novo tipo de rebolo com aglomerante M-plus 789, especial e para a retificação mixta, aço + metal duro.

 

1973 – Introdução de segmentos de diamante para a retificação de pedras duras e sua montagem nos suportes de forma Frankfurt. Produção de ferramentas diamantadas policristalinas, tipo Polybloc e no mesmo ano, fornecimento da primeira fresa Polybloc para a realização de ensaios práticos na indústria de madeira.

 

1974 – Introdução de uma ferramenta sensível, porém efetiva, para perfilar e dressar rebolos abrasivos de nitreto de boro. Desenvolvimento de equipamento para perfilação e dressagem para a retificação de alta precisão de rebolos diamantados e de nitreto de boro.

 

1975 – Desenvolvimento de um procedimento para o perfilamento de rebolos de diamante D-MC e de rebolos de nitreto de boro B-MC – sistema crushing. Foi inaugurada a planta “WINTER do Brasil”, dedicada para a fabricação de rebolos superabrasivos* de liga resina. (*Diamante e Nitreto Cúbico de Boro). Desde o início esta planta também fabricava estes produtos para exportação para WINTER-Norderstedt e WINTER-USA.

 

1976 – WINTER fornece o primeiro disco de diamante Ø 2700 mm, 6 mm de corpo e 9 mm de altura de corte. WINTER desenvolve a técnica de giro da peça para o corte interior em materiais de difícil remoção de cavaco.

 

1977 – Desenvolvimento do segmento escalonado, com 20 mm de profundidade de revestimento, para discos grandes. Conclusão do processo evolutivo dos discos WINTER-Wispera, com corpo silencioso. Desenvolvimento de aglomerante VF/VFF para a afiação ferramentas policristalinas de diamante e CBN.

 

1979 – WINTER fabrica “microdice” para a retificação de semicondutores.

 

1979 – Na unidade WINTER Brasil foi implementada nova linha de fabricação de produtos “Eletrodepositados Positivamente( liga galvanica) de Diamante e CBN”.

 

1980 – O primeiro disco de diamante de Ø 3500 mm para o corte de granito é também um produto WINTER.

 

1981 – WINTER desenvolve um dispositivo para a perfilação e dressagem de diamante em discos de corte interior.

 

1981 – Na unidade WINTER Brasil foi iniciada a produção de “Dressadores Estáticos” e rebolos de Diamante e CBN com “Liga Metálica”.

 

1982 – WINTER desenvolve rebolos de nitreto de boro para a retificação trabalhando a velocidade de corte até 120 m/seg. Desenvolvimento da tecnologia de serra de cinta para pedra dura, atuando conjuntamente com os fabricantes de maquinas, os fabricantes de elementos para fabricar os corpo de serras e com os proprios usuarios.

 

1983 – WINTER inicia a automatização de perfilação e dressagem de rebolos em nitreto de boro com as qualidades VSS e B-MC com rolos dressadores diamantados. WINTER é a primeira empresa a fabricar ferramenta de corte interior com um diâmetro externo de 33.1/2 polegadas (850,9 mm). WINTER desenvolve discos de “tronzar” com segmentos soldados para sua utilização em máquinas que trabalham em obras.

 

1984 – WINTER fabrica lâminas diamantadas para aplicações múltiplas. WINTER fabrica discos de corte de interior com diâmetro de 34 polegadas (860 mm).

 

1991 – A unidade WINTER Brasil iniciou a linha de fabricação para produção de “Liga Metálica – DW segmentos sinterizados” e “Serras de Corte” (diâmetro até 1.600 mm), para atender o mercado de Pedras Naturais.

 

1996 – Saint-Gobain – França adquire todas as unidades WINTER no mundo. A unidade local continua operando como WINTER do Brasil.

 

2000 – Criação da Saint Gobain Abrasivos Ltda incorporando as empresas Norton, Carborundum e WINTER.

 

2001 – WINTER do Brasil iniciou a montagem de “Rebolos Vit-CBN Segmentados” para operações de Eixo-Comando e Virabrequim. Os segmentos são importados de Bensenville e Norderstedt.

 

2003 – WINTER do Brasil iniciou a fabricação local de “Rebolos Vit-CBN –” Retificação interna “utilizando a tecnologia “Unicorn”.

 

2003 – Capacitação da WINTER do Brasil para produzir Rebolos Diamantados e CBN com tecnologia “Norton” Resina - a partir de 2004.

 

2003 – 2004 - Capacitação da WINTER do Brasil para produzir “Ferramentas Eletrodepositadasde Alta Precisão- 2004 para o processo Liebherr em máquinas de retífica de engrenagens.”

 

2005 – WINTER do Brasil iniciou a produção local de “Rebolos Vit-CBN Segmentados de grande porte” para operações de Eixo-Comando e Virabrequim.